terça-feira, 19 de novembro de 2019

TERÇA-FEIRA: DIA DEDICADO AOS SANTOS ANJOS

Na terça-feira se recorda a devoção aos Santos Anjos. É uma ocasião propícia para manter viva a certeza da proteção de Deus, por meio dos seus Santos Anjos. Além de lembrar o lugar especial dos Anjos em nossa caminhada espiritual, também é importante rezar todos os dias a Oração ao Anjo da Guarda.

Os Anjos influenciam a nossa vida muito mais do que se pensa, e são nossos intercessores junto a Deus. Conhecendo-os melhor, mais frequentemente invocaremos seu poderoso auxílio.
A devoção aos Anjos da Guarda foi cultivada desde os começos do cristianismo. A sua festa, com caráter universal para toda a Igreja, foi instituída pelo Papa Clemente X no século XVII. Os Anjos da Guarda são mensageiros de Deus encarregados de velar por cada um de nós, protegendo-nos no nosso caminho na terra e compartilhando com os cristãos a preocupação apostólica de aproximar as almas de Deus.
O Catecismo da Igreja diz que “a existência dos seres espirituais, não-corporais, os anjos, é uma verdade de fé”. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição (n.328). Nenhum católico pode, então, negar a existência dos Anjos. Eles são criaturas pessoais e imortais, puramente espirituais, dotados de inteligência e de vontade e superam em perfeição todas as criaturas visíveis (cf. Cat. n.330).
A existência dos Anjos é dogma confirmado por vários concílios, pela Sagrada Escritura e pela Tradição da igreja.
O primeiro concilio ecumênico que confirmou a existência de seres espirituais foi em Niceia em 32, quando se fala no decreto (DS, 54), “em coisas invisíveis”:
“Creio em só Deus, pai todo poderoso criador do céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis”.
Evidentemente se refere aos Anjos criados por Deus.
Essa verdade foi reafirmada no II concilio de Lião sob Gregório X, em 127, nos seguintes termos:
“Cremos em… um Deus onipotente…, criador de todas as criaturas de quem e por quem existem todas as criaturas, no céu e na terra, visíveis, corporais e espirituais (DS 461)
São Paulo ensinava em sua primeira carta aos fies de colosso:
Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e invisíveis, tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele (Cl 1,16).
A Tradição da Igreja acredita que nosso Anjo da Guarda tem a tarefa de oferecer a Deus as nossas orações, apoiar-nos e proteger-nos dos ataques do diabo, que tenta nos fazer pecar e perder a vida eterna. Então, nada mais importante que ter uma vida de intimidade com nosso Anjo da Guarda, invocá-lo constantemente e colocar-se debaixo de sua proteção.
Oração ao Santo Anjo da Guarda
Santo Anjo do Senhor, tu que me foste dado por Deus como companheiro de toda minha vida, salva-me para a eternidade e cumpre tua obrigação para comigo, a qual te foi imposta pelo Deus de amor.
Sacode-me na tibieza e livra-me de minha fraqueza! Preserva-me de qualquer caminho e pensamento errado. Abre-me os olhos para Deus e para a Cruz. Fecha, no entanto, meus ouvidos às inspirações do inimigo maligno.
Vela sobre mim quando durmo e fortifica-me durante o dia, para o cumprimento do dever e para cada sacrifício.
Deixa-me ser um dia tua alegria e tua recompensa no Céu. Amém.
Fonte: Padre Rodrigo Maria